Depósitos a prazo – Seis factores que devem influenciam decisão

Cada vez mais é extremamente importante estarmos devidamente informados para tomarmos as melhores decisões sobre como gastar bem ou melhor poupar o nosso dinheiro, por pouco que seja.
No suplemento ’Economia’ do semanário EXPRESSO (edição de 7.01.12), são apresentados seis factores para escolher depósitos a prazo, que tomamos a liberdade de transcrever:
TANL – Conhecer uma TANB (taxa anual nominal bruta) pode não lhe dar a noção dos juros anuais que efectivamente pode ganhar com o seu produto financeiro. A taxa anual nominal líquida (TANL) dá lhe uma melhor visão de quanto vai receber, uma vez que é o equivalente à TANB menos a retenção de IRS, feita pelo banco.
PRAZO – Quando investe num depósito a prazo, regra geral, o seu dinheiro fica imobilizado, sob pena de ficar sem os rendimentos. É importante definir quanto tempo é que pode ficar sem mexer nesse dinheiro. O prazo pode estar ainda relacionado com a remuneração do produto de investimento. Mais prazo pode significar taxas de juro mais elevadas.
CAPITALIZAÇÃO – A remuneração dos depósitos a prazo tem duas modalidades: com e sem capitalização de juros. No primeiro caso, os juros são creditados na conta à ordem, e no segundo, os juros são acumulados ao montante depositado gerando juros de juros.
MOBILIZAÇÃO ANTECIPADA – os depósitos a prazo são produtos de baixo risco, pelo que o capital investido está protegido até €100 mil por depositante. No entanto, caso pretenda resgatar o seu dinheiro antes do prazo findar, é importante informar-se se será ou não penalizado nos juros.
MÍNIMO E MÁXIMO – Quanto pode investir? Todos os depósitos a prazo têm um valor mínimo e máximo que pode aplicar. Informe-se antes de se entusiasmar com um depósito com bons rendimentos, mas que tem capital mínimo de investimento superior ao que a sua bolsa permite.
REFORÇOS – Se a sua ideia é ir amealhando mensalmente, é importante informar-se se a sua conta preferida permite reforços. Na maior parte dos casos, este produtos não permitem reforços. No entanto, se pretende ‘engordar’ a sua conta com alguma periodicidade deverá procurar contas poupança ou planos poupança.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...