Poupar para a reforma!

Poupar para a reforma
Na sequência do post anterior, vamos continuar a disponibilizar algumas sugestões para poder poupar e, assim, enfrentar um pouco melhor toda esta crise económico-financeira que nos está a afectar a todos.
I – Reforma passo-a-passo
Dos 20 aos 50 anos – Comece o mais cedo possível. No início pode investir em produtos mais arriscados, avançando depois para activos com menor risco, como depósitos e obrigações.
Dos 50 aos 65 anos – Esta é a altura para acertar estratégias, para começar a diminuir o peso de activos arriscados nos seus investimentos e a apostar mais em activos de menor risco.
Depois da reforma – Agora precisa de saber como vai gerir o dinheiro que amealhou ao longo da vida. O seu dinheiro deve estar maioritariamente em fundos de liquidez e tesouraria.
Sugestões para uma reforma descansada
1.- Começar a investir o mais cedo possível. É fundamental ter um plano de investimento e um destino para as suas poupanças.
2.- Estabelecer metas regulares para concretizar os seus objectivos de aforro. Gastar menos de metade do seu rendimento mensal actual e poupar o que sobrar. Se não conseguir, esforce-se por poupar entre cinco e dez por cento do seu rendimento mensalmente.
3.- Diversificar os investimentos sabendo que os produtos de maior risco, como acções, são os que têm mais rendibilidade potencial à medida que se aproxima a reforma, diminua a exposição a produtos de maior risco e opte por investimentos mais conservadores.
Nos próximos posts vamaos continuar a divulgar sugestões para POUPAR... e GANHAR!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...