16 conselhos para poupar no consumo dos combustíveis

Independente das razões (válidas ou não) que têm levado ao aumento quase semanal dos combustíveis em Portugal, importa é que cada um dos que não pode, por diversas razões, deixar o carro parado em casa saiba que há pequenos gestos que nos podem permitir poupar alguns euros no consumo da gasolina ou do gasóleo.
Na edição desta semana (14.04.2012) do Expresso (Rui Cardoso) são apresentados 16 conselhos para poupar nos gastos com o combustível utilizado na nossa viatura:
Em casa:
- Verifique o alinhamento da direcção e a pressão dos pneus: desvios significam menos segurança e mais consumo. Idem para o estado dos filtros e a afinação do motor.
- Peso é consumo: tire objectos inúteis da mala e do porta-luvas.
- Desmonte todos os apêndices inimigos da aerodinâmica e só os use quando absolutamente indispensáveis (barras, porta-bagagens, suportes de bicicletas, etc.).
Na bomba:
- Evite abastecer nas bombas das autoestradas, onde os preços estão inflacionados.
- De verão abasteça preferencialmente de manhazinha ou à noite, que é quando a gasolina está mais densa (compra “mais” pelo mesmo dinheiro) e enrosque bem o tampão do depósito.
- Não meta combustível em pequenas quantidades: ateste quando o depósito estiver a um quarto da sua capacidade.
- Lembre-se de que há sites oficiais e privados que lhe indicam a localização das bombas mais baratas. Há também aplicações para os smartphones.
Na cidade:
- Evite voltinhas (menos de 15 quilómetros) com o motor frio, muito penalizadoras em termos de consumo.
- Conduza sem acelerações ou travagens bruscas, antecipando paragens de trânsito ou semáforos.
- Arranque suavemente e tente trocar para a mudança acima no regime ideal de rotação (à volta de 2000 r.p.m. no diesel e 3.000 na gasolina). Nos carros modernos já há indicadores para isto.
- Ligue o motor só quando vai andar com o carro. Desligue em paragens superiores a 45 segundos (os carros modernos já trazem sistemas Star and Stop).
Na estrada:
- Circule de vidros fechados, mas não abuse do ar condicionado.
- Antecipe das mudanças no fluxo de trânsito, aumentando ou diminuindo suavemente de velocidade.
- Embale para as subidas e não deixe “morrer” o motor nas mudanças mais altas. Use a caixa!
- Desforre-se nas descidas, fazendo-as de acelerador totalmente levantado e na mudança adequada ao declive e ao tráfego (nos carros com gestão electrónica há um quase corte da admissão de combustível).
- Acelere ate à velocidade de cruzeiro ideal (grosso modo o limite legal com uma tolerância de mais ou menos dez por cento) e tente mantê-la com o mínimo de pressão no acelerador (os computadores de bordo com indicação do consumo médio e instantâneo ajudam).
Sabia que:
- 3% é o acréscimo de consumo que pode resultar de uma pressão incorrecta dos pneus?
- 5 a dez cêntimos/litro é a variação de preço entre as bombas mais caras e as que praticam promoções ou funcionam em regime de “low cost”?
- 750 gramas é o peso de um litro de gasolina?
- 1,5 litros por cada 100 quilómetros é quanto poderá gastar a mais se abusar do ar condicionado?

1 comentário:

  1. A qualidade da gasolina também pesa na hora de poupar. Já fiz o teste e as gasolinas de marca, embora um pouco mais caras, rendem muito mais do que as de marca branca, como já expliquei no meu blogue - A Economia das Nossas Avós - http://aeconomiadasnossasavos.blogs.sapo.pt/4262.html

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