Fazer férias poupando nos gastos

Se, como dizem, “Tempo é dinheiro”, será que, neste tempo de crise e austeridade, valerá a pena gastar algum tempo quando se pretende poupar a maior quantidade de dinheiro possível? É claro que sim!
Com orçamentos baixos também se fazem férias”, escrevia alguém na semana passada. Eu li e concordei de imediato. E também decidi partilhar com os visitantes deste blogue muito do que li.
Assim, neste post vai-se falar, de forma sintética, de Dormir em hostels, de Couchsurfing, da alternativa do campismo, de ficar em casa alheia, de Comprar em grupo, de Viagens em voos low cost, de Promoções de última hora e, “least but not last”, “Ir para fora cá dentro”.
Dormir em hostels – São uma opção económica de alojamento em cidades, no exterior e também em Portugal. O conceito assenta em partilhar um quarto com desconhecidos (desde 8€), mas há a opção de quartos privados (desde 20€). O preço inclui pequeno-almoço e cozinha disponível para confeccionar refeições. Costumam ser centrais e marcar pelo design. Ver em hostelworld.com.
Couchsurfing  - Também poderá utilizar uma alternativa mais radical, o couchsurfing (dormir num sofá em casa de desconhecidos sem pagar nada, mas em contrapartida a pessoa compromete-se a receber outros viajantes num sofá da sua própria casa. É necessária a inscrição em couchsurfing.org.
A alternativa do campismo – Para quem gosta de contacto com a natureza e ar livre, os parques de campismo são uma hipótese a não descurar (o mais barato é levar uma tenda, mas também há a opção dos bungalows). Portugal está recheado de parques de campismo inseridos em belas paisagens (ver em roteiro.campista.pt). E porque não fazer campismo também no estrangeiro?
Ficar em casa alheia – A modalidade de alugar casas a particulares tem vindo a crescer. Em portais como homelidays.pt ou homeaway.pt escolhem-se vivendas ou apartamentos pelo tempo que se quiser, dentro ou fora de Portugal. À chegada, o dono entrega a chave e é a ele que se paga directamente. É ideal para quem não se importa de estar de férias numa casa com objectos pessoais.
Comprar em grupo – A moda chegou tardiamente a Portugal. Sítios como letsbonus.pt ou groupon.pt oferecem descontos até 70% na compra em grupo de viagens e não só. Quantos mais se inscreverem, mais o preço desce. Mas tem havido reclamações, pois em caso de problemas as pessoas não sabem a quem se dirigir.
Viagens em voos low cost – Companhias como a Easyjet (easyjet.com) ou Ryanair (ryanair.com) vieram tornar mais baratas as viagens de avião para vários destinos na Europa. Mas há que fazer bem as contas pois implicam custos extra, até em deslocações, que podem ser ruinosas. Pode compensar ir em companhias regulares, que têm multiplicado as promoções. O leilão da TAP (flytap.com) já é um clássico para quem decide viajar na hora com descontos.
Promoções de última hora – Nunca houve tanta promoção em viagens à última hora para destinos dentro ou fora de Portugal. É uma questão de ficar de olho nos sites de hotéis, companhias aéreas e agências de viagens, tais como logitravel.pt, rumbo.pt ou booking.com, que agregam ofertas de hotéis, aviões ou cruzeiros.
“Ir para fora cá dentro” – Finalmente, é bom não esquecer que em Portugal, não faltam tesouros por descobrir no norte, no centro ou no sul, sem esquecer as ilhas. Verifique as várias propostas disponíveis, por exemplo, no portal da Lifecooler (lifecooler-travel.com), que está cheio de promoções, oferece vouchers, etc.
Fonte: Semanário EXPRESSO – Caderno Economia – 3 de Março de 2012
Para terminar, no próximo post vamos deixar várias sugestões de websites de Agências de Viagens, de Companhias Aéreas, etc., onde pode adquirir os serviços que pretende a baixo custo, e ainda poupar mais alguns euros!

1 comentário:

  1. Antes de mais, parabéns pelas excelentes dicas. Aproveito para sugerir outro modo de poupar nas férias: utilizando o site TRIVAGO é possível comparar preços de mais de 550.000 unidades hoteleiras (hotéis, apartamentos, casas de turismo rural ou bed & breakfast) podendo optar pelo preço mais económico. Neste site podemos, ainda, perceber a localização da unidade hoteleira, quais as atrações e acessibilidades em torno da mesma, lendo opiniões e vendo fotos de quem já esteve nos locais. Deste modo é possível fazer uma programação pormenorizada das férias, reduzindo gastos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...