O Natal está à porta, mas apesar da crise ainda há muitos que dizem que não vão deixar de comprar presentes para oferecer, quanto mais não seja apenas às crianças, aos pais e aos conjugues ou namorados(as).
Por isso, se não pode deixar de gastar dinheiro em compras, tente fazê-lo de maneira a utilizar os descontos e vantagens que a maior parte dos cartões de crédito oferecem. Mas, não se esqueça nunca das respectivas altas taxas de juro que lhes estão associadas, se gastar, gastar e gastar… e depois não puder pagar no período de carência (normalmente entre 20 e 50 dias) que oferecem!
Como já referi, a maior parte dos cartões de crédito, oferecem descontos e vantagens aos respectivos utilizadores, isto é, para além do plafond de crédito (mais baixo ou mais alto), alguns atribuem benefícios sob a forma de cash-back (devolução de uma parte do dinheiro gasto), descontos na aquisição de combustível, milhas para viajar de avião, etc.
No entanto, para que estes “descontos e vantagens” possam valer a pena, há algumas regras de utilização dos cartões que importa recordar:
1.- Vale a pena utilizar os cartões de crédito se conseguir pagar dentro do chamado período de carência (período grátis, com a duração máxima de 50 dias). A partir da data limite, o banco começa e cobrar juros e são juros muito elevados… alguns acima de 30% ao ano!
2.- Antes de se comprometer com qualquer cartão de crédito, mas também com um que ofereça “descontos e vantagens”, verifique bem qual é a taxa de juro praticada (TAEG) e a anuidade. É evidente que, quanto mais baixas melhor!
3.- Alguns dos cartões de crédito apenas devolvem parte do valor gasto em compras até uma determinada quantia, e outros apenas devolvem uma percentagem a partir de uma determinada quantia gasta, a maior parte das vezes difícil de atingir. Assim, faça contas para verificar se não se está a endividar-se demasiado para que o banco apenas lhe devolva uma quantia muito reduzida!
4.- Tenha sempre em atenção se algumas das condições de utilização, vantagens ou descontos têm prazo de validade, isto é, se não são fazem parte de uma campanha de promoção. Se assim for, esteja atento às datas e não utilize o cartão fora desse período!
Em tempos de crise, o importante é poupar. Mas, se precisar mesmo de gastar… gaste com cuidado! E BOM NATAL!
Sem comentários:
Enviar um comentário